POR QUE ESTUDAR HISTÓRIA:
Existem muitas razões para estudar História.
Independentemente de onde nascemos ou de nossa condição social, temos
necessidade de conhecer nosso passado, de entender nossas origens. Além disso,
muito do que somos hoje herdamos do que viveram e pensaram as pessoas em outras
épocas. Dessa forma, estudar História e conhecer o passado também nos ajuda a
entender nossa realidade.
Objetivo: Um dos principais
objetivos da História é resgatar os aspectos culturais de um determinado povo
ou região para o entendimento do processo de desenvolvimento. Entender o
passado também é importante para a compreensão do presente.
ü POR
QUE A HISTÓRIA É IMPORTANTE?
Imagine
uma pessoa que perde a memória. Como responderia a perguntas como:
Quem é
você? O que você faz? O que pretende para o seu futuro? Seria difícil, não é?
Da
mesma forma acontece com as sociedades. A preservação da memória e o estudo de
sua História são importantes para que saibamos quem somos, para conhecermos
nossa identidade.
A História: é um registro feito
sobre um evento ocorrido no passado, sempre a partir de um problema, baseado na
interpretação de documentos dos mais variados tipos.
Todas
as pessoas têm uma história. E não apenas as pessoas, mas tudo tem história: a
música que ouvimos, as roupas que vestimos, os alimentos que comemos, os seres
humanos, as cidades, os países, o mundo. Os seres humanos sempre fizeram
registros históricos. Nossos indígenas, por exemplo, deixaram registrado o seu
cotidiano há cerca de dez mil anos atrás: machadinhas de pedra, enfeites de
penas de pássaros, objetos de cerâmica ou pinturas em cavernas.
ü AS
FONTES HISTÓRICAS
Para
investigar o passado o historiador escolhe, de acordo com a finalidade de sua
pesquisa, as fontes que irá analisar e as opiniões que pretende discutir. Como
se fosse detetive, o historiador analisa um acontecimento com base em fontes
históricas, aceita ou recusa interpretações já existentes, colhe depoimentos e
chega a uma conclusão, ou seja, o historiador interpreta os fatos históricos ou
as experiências humanas com a ajuda dos registros e dos vestígios que foram
deixados por um povo em um determinado local e tempo.
Fontes Escritas: Cédulasde
identidade, diários, leis, etc.
Visuais: pinturas, desenhos,
cartões postais, etc.
Orais: cantigas,
lendas, entrevistas, etc.
Cultura material: brinquedos,
móveis, vestimentas, etc.
ü A
MARCAÇÃO DO TEMPO
O tempo cronológico é definido
como o tempo onde se desenrolam as atividades humanas: nascimento,
crescimento, ir para a escola, as festas, etc. O tempo histórico são
os acontecimentos que marcam um povo, uma nação, ou as vezes a humanidade.
ü EXERCICIO
DE FIXAÇÃO
1. É correto
afirmar sobre as fontes históricas:
a) O
historiador deve considerar apenas os documentos escritos como por exemplo, as
cartas.
b) Fotos
são consideradas fontes históricas.
c) Pinturas
não são consideradas fontes históricas.
d) O historiador
é responsável por criar as fontes.
2. É
correto afirmar que:
a) A
cidade onde você mora se transformou com o passar do tempo e
portanto
tem uma História.
b) As
paisagens naturais não são modificadas pelo ser humano;
Pense
nas obras que você tem visto pela cidade.
c) O
trabalho que as pessoas realizam foram sempre os mesmos pois
as
necessidades dos seres humanos não se modificam com o tempo.
d)As
roupas que as pessoas usam são iguais em todos os países do mundo e não
modificam com o passar do tempo. Como você identifica que uma pessoa não é do
nosso país?
3. Assinale
a alternativa INCORRETA:
(A) A
preservação da memória é importante, pois desta forma
conhecemos
nossa identidade.
(B) A
falta de conhecimento do passado dificulta a
compreensão
do presente.
(C)
Estudar o passado faz com que o ser humano perca
as
referências essenciais para construir sua identidade coletiva.
(D) A
lembrança de um passado em comum une as pessoas,
pois
elas passam a se reconhecer com a mesma identidade.
4. Marque
a alternativa correta:
a) Somente algumas
pessoas fazem parte da história da
humanidade.
b) Poucas pessoas
possuem uma história;
c)As roupas que
vestimos não têm uma história porque são
objetos.
d)Tudo tem história: a
roupa que vestimos, os alimentos que
comemos, a música que
ouvimos, os países, os bairros, o
mundo.
5. Marque
a alternativa que contém as palavras certas para completar a frase.
O historiador
interpreta os fatos históricos ou as experiências humanas com a
ajuda dos registros e
dos __________________ que foram deixados por um povo em um determinado local e
_________________.
a) Homens / lugar.
b) Costumes / tempo.
c) Vestígios / tempo.
d) Pensamentos
/ data.
6. Há
várias razões que justificam o estudo de História. Marque a única alternativa
que não possui uma dessas razões:
a) conhecimento de outros grupos humanos e outras
coisas culturais. b) compreensão do tempo presente.
c) previsão de acontecimentos do futuro.
d) entendimento de que não há culturas melhores
ou piores.
e) Conhecimento de nossas origens.
Referências:
INSPIRE:
LIVRO BASE DO 6ºANO
https://pt.slideshare.net/LizPrates/iniciao-histria-32093010/7
https://www.todamateria.com.br/contagem-do-tempo-na-historia
Comentários
Postar um comentário